Fatores Associados às Quedas Entre Idosos Praticantes de Atividades Físicas

Por: Amanda Pacheco Becki, Danielle Ledur Antesii, Marize Amorim Lopes, Simone Teresinha Meurer e Tânia Rosane Bertoldo Benedettii.

Texto & Contexto Enfermagem - v.20 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Objetivou analisar a incidência e os fatores associados às quedas em idosos praticantes de atividades físicas. A amostra constituiu-se de 28 idosos inseridos no Programa de Atividades Físicas para Terceira Idade do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de um estudo descritivo. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevista semi-estruturada e estatística descritiva para a análise dos dados. Identificou-se uma baixa porcentagem (7,63%) de quedas entre os idosos. Os fatores associados às quedas foram: ser do sexo feminino, ter entre 70 e 79 anos e apresentar problemas de visão. A maioria das quedas ocorreu dentro de casa e, após a queda, os idosos tiveram restrições nas suas atividades diárias e, a maioria, relatou medo de sofrer nova queda. O estudo indica que a prática de atividades físicas é um fator de proteção para quedas.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.