Fatores Associados a Níveis Pressóricos Elevados em Escolares de Uma Cidade de Porte Médio do Sul do Brasil

Por: Airton Pozo de Mattos, Cristine B. Costanzi, Lidiane Requi Alli, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann, Ricardo Halpern e Ricardo Rodrigo Rech.

Jornal de Pediatria - v.85 - n.4 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Verificar a prevalência de níveis pressóricos elevados e fatores associados em escolares de Caxias do Sul (RS). Métodos: Estudo transversal de base escolar avaliou crianças de 7 a 12 anos de ambos os sexos, provenientes das redes privada e pú- blica. Foram realizadas três medidas da pressão arterial em uma única situação. Mensurou-se peso, altura, circunferência da cintura, aptidão aeróbia (teste de corrida de 9 minutos) e situação socioeconômica. A estatística foi realizada através de teste do qui-quadrado e regressão logística para controle dos fatores de confusão. Resultados: Participaram do estudo 1.413 crianças. A prevalência de escolares com níveis pressóricos elevados foi de 13,8% (sistólico, diastó- lico, sistólico/diastólico), e a proporção foi maior (dobro) para as crianças obesas e/ou com sobrepeso do que para as com peso normal. Crianças com circunferência da cintura aumentada apresentaram 2,8 vezes mais chance de ter níveis pressóricos elevados do que as com circunferência adequada (intervalo de confiança de 95% 2,513-3,186 e p = 0,000). Já os indivíduos com nível alto no Índice Econômico Nacional apresentaram 2,6 vezes mais chance de terem pressão arterial elevada. Conclusões: Neste estudo, os escolares de 7 a 12 anos de Caxias do Sul apresentaram uma alta prevalência de níveis pressóricos elevados, e a medida de circunferência da cintura aumentada mostrou-se associada a essa condição, bem como o nível socioeconômico alto e a baixa aptidão física. Sugere-se medidas que possam incentivar a prática de atividade física e controle alimentar para melhoria dos níveis pressóricos e consequente diminuição de fatores de risco. J Pediatr (Rio J). 2009;85(4):335-340: Criança, hipertensão arterial, epidemiologia, obesidade, aptidão física. 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.