Fatores de Ativação Mental e Emocional no Comportamento e Desempenho de Tenistas Juvenis Sob a Perspectiva do Discurso do Sujeito Coletivo

Por: Jõao Ricardo Lebert Cozac.

135 páginas. 2016 20/05/2016

Send to Kindle


Resumo

O tênis é uma das modalidades esportivas que mobiliza um conjunto de fatores alinhados com os estados psicológicos (mentais e emocionais). O presente estudo tem, como foco principal, investigar no âmbito do tênis de competição, o discurso do sujeito coletivo relacionado com fatores de ativação e regulação interna e suas relações com as tendências de comportamento de competências competitivas de tenistas juvenis em categorias de base. Uma abordagem mais aprofundada envolvendo a psicologia do esporte foi desenvolvida visando aclarar a presença dos fatores de regulação de ativação no comportamento e no desempenho de tenistas juvenis. Isto porque durante o período de desenvolvimento do sistema nervoso central se torna fundamental para a realização de análises amplas e adequadas acerca dos estímulos ambientais influenciando no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social. A partir daí, foi utilizado o Método denominado "Discurso do Sujeito Coletivo - DSC", visando qualificar os discursos dos sujeitos através de quatro questões relacionadas com respostas a respeito dos estados de ansiedade e concentração no desempenho de 12 tenistas juvenis pertencentes a um clube - da cidade de São Paulo, que mantém equipes de tênis filiadas à federação e a confederação dessa modalidade no Brasil.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-23082016-115130/en.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.