Fatores Determinantes na Aptidão Cardiorrespiratória em Portugueses de Diferentes Etnias.

Por: Analiza Mónica Silva, Catarina Nunes Matias, David a Fields, Diana Aguiar Santos, Helena Santa-clara e Luís Bettencourt Sardinha.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.13 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

A aptidão cardiorrespiratória é um importante indicador de saúde em jovens. O objetivo do presente estudo foi analisar a influência da idade, sexo, adiposidade corporal e etnia na aptidão cardiorrespiratória em uma amostra de adolescentes portugueses. A amostra foi composta por 266 adolescentes, 112 rapazes (80 caucasianos e 32 Afro-Portugueses) e 154 moças(109 caucasianas e 45 Afro-Portuguesas) com idades entre os 12 e 18 anos. Para avaliação da aptidão cardiorrespiratória, foi utilizado o Teste de vai e vem de 20 metros, para a determinação do consumo máximo de oxigénio (VO2max). A impedância bioelétrica (BF300, OMROM) foi utilizada para a estimativa do percentual da massa gorda (%MG). Na análise estatística, foram utilizados modelos de regressão linear múltipla. As adolescentes do sexo feminino apresentaram valores inferiores de VO2max e superiores de %MG em comparação aos do sexo masculino. Em relação a etnia, as moças caucasianas apresentaram valores inferiores de VO2max quando comparadas com as afro-portuguesas. O modelo de regressão múltipla demonstrou que o %MG, a idade e a interação da idade com ser caucasiano e da idade com ser do sexo feminino foram determinantes significativos, apresentando uma associação negativa com a aptidão cardiorrespiratória. Os resultados sugerem que os adolescentes com maior adiposidade e os mais velhos apresentam um menor consumo máximo de oxigênio. Os dados parecem salientar a importância da promoção da aptidão física nas escolas ao longo da idade, especialmente, os adolescentes mais velhos e adequando a fatores determinantes, como o sexo e a etnia.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2011v13n4p243

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.