Fatores Determinantes Para a Continuidade da Participação de Idosos em Programas de Atividade Física: a Experiência dos Participantes do Projeto Sem Fronteiras

Por: .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.24 - n.1 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho discute os resultados de uma pesquisa ualitativa, cujo objetivo foi o de investigar os fatores que determinam a participação continuada de idosos no rojeto "Sem Fronteiras: Atividades Corporais para Adultos Maduros e Idosos", desenvolvido na Universidade Federal do Paraná. Participaram do estudo 10 idosos que estavam regularmente frequentando o projeto há pelo enos dois anos. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada. O guia de entrevista eve como linha condutora as seguintes questões: O que o (a) motivou a dar início à participação no rojeto "Sem Fronteiras"? O que o (a) motiva a continuar participando do projeto? Quais as principais difi uldades que o senhor (a senhora) encontra para permanecer no mesmo? O que o (a) motiva a superar estas difi culdades? análise das entrevistas teve como foco os principais temas que emergiram da fala dos participantes. rimeiramente foram analisados os dados de cada entrevista individualmente. A seguir, os dados foram cruzados uscando-se por temas comuns e divergentes entre as falas dos entrevistados. A principal conclusão da pesquisa foi que os idosos permanecem no programa não somente por perceberem benefícios à sua saúde física, mental e emocional, mas também pelas oportunidades que este lhe oferece em termos de desenvolvimento pessoal, ocialização, e troca de informações, experiências, suporte e afeto. As barreiras mais importantes encontradas pelos esmos para dar continuidade à sua participação no projeto relacionam-se com problemas de saúde e ompromissos familiares.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/RBEFE_v24n1artigo9.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.