Fatores Motivacionais de Crianças e Adolescentes Asmáticos Para a Prática da Natação

Por: Clarissa Stefani Teixeira, Érico Felden Pereira, Jane Maria Carvalho Villis, Luciane Sanchotene Etchepare Daronco e Maria Cristina Chimelo Paim.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.17 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Introdução e objetivo: Muitos jovens asmáticos procuram as atividades aquáticas para a melhoria da saúde. Assim, buscou-se investigar os fatores motivacionais para a prática da natação por crianças e adolescentes asmáticos. Métodos: A amostra foi formada por 42 jovens (20 meninos e 22 meninas) com idade média de 13,38±2,93 anos, com diagnóstico de asma, e inseridos em atividades de natação específicas para asmáticos, há pelo menos seis meses. Para analisar os fatores motivacionais para a prática de atividades física foi utilizado o Inventário de Motivação para a Prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998) que contempla as seguintes categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Resultados: os fatores relacionados à categoria saúde foram mais relevantes para os adolescentes, sendo apontados por 74,36% dos jovens como muito importante, seguido pelos fatores da categoria amizade/lazer apontados por 56,41% como muito importante e pelos fatores motivacionais da categoria competência desportiva com 46,1%. Na comparação entre meninos e meninas foram encontradas diferenças apenas na categoria saúde (p=0,043) sendo que as meninas apontaram percentuais maiores de importância para essa categoria em relação aos meninos. Conclusões: um ambiente de prática da natação que propicie vivências motoras para a promoção da saúde e não à competição e ao desempenho esportivo é apontado como ideal para crianças e adolescentes asmáticos.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1037

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.