Fatores Motivacionais de Crianças Praticantes de Natação da Cidade de Macapá

Por: Ane Christine de Sousa Braga.

75 páginas. 2010

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve o propósito de investigar os fatores motivacionais de ,crianças e adolescentes praticantes de natação, levando em consideração a idade e ,o gênero. Para a realização do estudo participaram da pesquisa 77 crianças e/ou ,adolescentes com idades entre 08 a 14 anos praticantes de natação, tal amostra foi ,não-probabilística por conveniência, o instrumento utilizado para coleta de dados foi ,a Escala de Motivos Para Prática Esportiva – EMPE (BARROSO; KREBS 2007)validação brasileira do instrumento Participation Motivation Questionnaire (PMQ) ,(GILL; GROSS; HUDDLESTONE, 1983). O motivo mais importante para a prática da ,natação foi a Saúde, no qual detectou-se que 57% da amostra considera a saúde ,como Totalmente Importante. Outro dado diz respeito à importância dada a cada ,motivo para adesão à prática da natação o que se observou é que somente para o ,Condicionamento Físico é que se observou diferença estatística (p=0,01) entre ,meninas e meninos, onde se pode constatar que para os meninos este é um motivo ,significativamente mais importante do que para as meninas. Este estudo permitiu ,concluir que o motivo pela a escolha da natação muito está associado influência das ,pessoas significativas. Além disto, é possível confirmar o diferente significado do ,corpo para os meninos, mostrando o quanto o corpo possui um significado ,relacionado à masculinidade e a virilidade, pois a importância dada ao corpo pelos ,meninos foi significativamente maior quando comparada às meninas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2538&listaDetalhes%5B%5D=2538&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.