Fatores Motivacionais Que Influem na Aderência de Adolescentes Aos Programas de Inicia«ão Desportiva das Escolas da Universidade Luterana do Brasil

Por: Cìntia Sazana Machado, e Roberto Mário Scalon.

Revista Baiana de Educação Física - v.5 - n.1 - 2004

Send to Kindle


Resumo

A presente investigação analisou os fatores motivacionais que influenciaram adolescentes na aderência a programas de iniciação desportiva. O estudo, de natureza descritiva, utilizou para a coleta dos dados O Inventário dos Fatores da Motivação de Gill, modificado por Scalon (1998). A amostra foi composta por 102 adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos, escolhidos voluntariamente dentre os participantes dos programas de iniciação desportiva desenvolvidos nas escolas da ULBRA, situadas nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso. Os resultados demonstraram que os fatores motivacionais que influenciaram os sujeitos do sexo masculino na aderência a programas desportivos foram por uma questão de saúde e os do sexo feminino, por divertimento. Foi, também, detectado que a habilidade técnica é valorizada, mas não priorizada pelos sujeitos do estudo.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.