Fatores Que Afetam a Carreira Esportiva de Alto Rendimento do Atleta com Deficiência: Uma Análise Crítica

Por: , Gabriella Andreeta Figueiredo e Thayná Cristina Parsanezi Iasi.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.17 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo analisa o processo de transição na carreira de atletas com deficiência que conseguiram o status de elite no esporte de alto rendimento. Em particular, discutimos eventos críticos (e.g., convivência com lesões e processos dolorosos da adaptação na reabilitação) que acompanham o período ativo da carreira do alto rendimento até a aposentadoria desses atletas.
Algumas causas comuns para o encerramento da carreira atlética podem ser comparáveis com a carreira do atleta não deficiente e elas estão relacionadas ao avanço da idade, escolha pessoal, diminuição no rendimento, e eventos involuntários como o surgimento de lesões que podem interromper prematuramente a atividade atlética. A ausência compreensiva de dados epidemiológicos tanto sobre incidências de lesões como o volume de atletas veteranos que deixou o esporte adaptado coloca restrições pessoais e institucionais no que se refere a planejamento na carreira e mecanismos de prevenção e solução de problemas ligados ao alto rendimento. A valorização da prática do esporte adaptado é realidade no campo da reabilitação e na sociedade em geral que, nos últimos anos, reconhece e celebra seus heróis Paralímpicos pelas suas excelências atléticas nos poucos eventos mundiais como os Jogos Paralímpicos. Porém, instituições por detrás do esporte adaptado e envolvidas direta ou indiretamente com eventos esportivos estão longe de materializar estratégias efetivas em seus programas institucionais que garantam segurança, qualidade de vida, saúde e realização pessoal que abranja toda a carreira atlética e após a saída do esporte

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/6827

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.