Fatores que Afetam o Desenvolvimento Psicossocial e Motor em Crianças Surdas ou com Deficiência Auditiva na Faixa Etária dos Três Anos

Por: Greg Leigh, Kathryn Crowe, Linda Cupples, Mark Seeto, Teresa Y. C. Ching e Vivienne Marnane.

Deaf Studies and Deaf Education - v.20 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Pesquisas anteriores já haviam apontado para uma associação entre o desenvolvimento das crianças e as habilidades psicossosiais e motoras. Este estudo avaliou o desenvolvimento destas habilidades em 301 crianças surdas ou com deficiencia auditiva na faixa etária dos três anos  (M:37,8 meses) levando em consideração uma gama de possívies variáveis incluindo sexo, peso ao nascer, idade da primeira utilização de aparelho auditivo, aparelho auditivo utilizado, presença de deficiencias adicionais, gravidade da perda auditiva, escolaridade materna, status sócio-economico, capacidade de linguagem, e o modo utilizado de comunicação. O acompanhamento das crianças foi realizado por seus cuidadores utilizando o Inventário de Desenvolvimento Infantil. Em média, os quocientes de desenvolvimento psicossocial e motor estavam dentro do intervalo típico para crianças ouvintes, com grandes diferenças individuais. Houve uma correlação positiva entre a capacidade de linguagem e o desenvolvimento social e motor, e também entre o desenvolvimento social e motor. A idade da primeira adaptação de próteses auditivas (como indicador da idade de identificação de perda auditiva), status sócio-economico, grau de perda auditiva e escolaridade materna não foram variáveis significativas no que se refere a habilidade social ou desenvolvimento motor, entretanto mostraram-se significativas a presença de deficiências adicionais e o peso ao nascer. Segundo as escalas motoras apresentadas no inventário de Desenvolvimento Infantil as meninas apresentaram desempenho motor melhores do que os meninos, e as crianças com aparelhos auditivos apresentam melhor desempenho do que aquelas que realizaram o implante coclear. (Trad. Pollyanna Ferreira da Silva )

Endereço: http://jdsde.oxfordjournals.org/content/20/4/331.abstract?etoc

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.