Fatores Que Influenciam a Adesão de Diabéticos ? Prática de Exercícios Físicos

Por: Ana Carolina Oliveira, Cleides Novaes Sousa, Eduardo Morvan L. Gargaglione, Luis Fabiano Ribeiro Cruz, Matheus Oliveira, Ricardo Yukio Asano e Samuel da Silva Aguiar.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Introdução. A importância do exercício para diabetes é amplamente recomendada. Porém, a adesão em programas de exercício ainda é insatisfatória. Objetivo. Investigar os fatores que influenciam diabéticos a praticarem exercícios. Métodos. 85 diabéticos foram divididos em dois grupos: grupo diabético sedentário (DS) (n=47) e grupo diabético ativo (DA) (n=38). Os grupos responderam a um questionário contendo perguntas relacionadas à diabetes: tipo de diabetes, tempo de diagnostico de diabetes, classe econômica e conhecimentos específicos sobre efeitos do exercício para condição diabética. Resultados. A variável “conhecimento específico dos efeitos do exercício na condição diabética” apresentou p<0,05, 82% do grupo ativo tem conhecimento sobre esses efeitos. Esse fator pode influenciar em 4,6 vezes um diabético ser ativo. Conclusão. Possuir conhecimento específico dos efeitos do exercício na diabetes pode influenciar o diabético em ser ativo. Informação sobre a importância do exercício no controle da diabetes deve ser divulgada para além dos aspectos gerais.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/4942

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.