Fatores Que Influenciam a Adesão de Idosos a Um Programa de Educação Física Supervisionado

Por: Márcia Cristina Andreotti.

126 páginas. 2001

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever os determinantes de natureza pessoal, comportamental e ambiental que influenciaram o comportamento de manutenção da adesão dos participantes (n=41; idade média de 69,4 anos) do Programa Autonomia para Atividade Física (PAAF) da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Após o término do programa, que teve a duração de 12 meses, os sujeitos que aderiram a ele até o final, responderam a um questionário com 39 questões. Os determinantes pessoais e comportamentais indicaram que: a maior parte era do sexo feminino (72,7%); houve predomínio de pessoas casadas (58,5%); 75,6% eram aposentadas; o grau de instrução e status sócio-econômico apresentou alta variabilidade; a avaliação da saúde percebida foi positiva; quase metade dos sujeitos nunca tinha participado de programas supervisionados de AF anteriormente ao PAAF; 85,4% nunca fumaram. A análise dos determinantes ambientais revelou que: 50% dos sujeitos gastavam 40 minutos ou mais para chegarem ao programa; a maioria recebia incentivos da família e dos amigos para frequentarem o PAAF. Concluiu-se que os sujeitos deste estudo apresentam padrão de comportamento para a atividade física diferente do perfil de pessoas mais jovens e que consideraram fundamental para manter sua participação a relação estabelecida com os professores e com o grupo de alunos, as características educacionais do PAAF e ganhos percebidos de saúde. Palavras chave: Educação Física, envelhecimento, adesão a atividade física.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=822&listaDetalhes%5B%5D=822&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.