Resumo

Introdução: O planejamento de ensino é uma construção orientadora da ação docente, que como processo, organiza e dá direção a prática coerente com os objetivos a que se propõe. Objetivo: investigar como são planejadas as aulas teóricas e práticas de Educação Física nas escolas da rede pública de Aragarças–GO e identificar os fatores que influenciam no processo de ensino aprendizagem. Metodologia: foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, a 10 professores que ministram as aulas de Educação Física em 7 escolas da rede pública da cidade de Aragarças – GO. Foi realizado ainda observações sistemáticas das aulas de Educação Física para observar a interação professor/aluno durantes as aulas. Resultados: 90% dos professores entrevistados afirmaram planejar todas as suas aulas e em relação aos principais fatores que dificultam a elaboração do planejamento escolar nas aulas de Educação Física, 60% dos entrevistados disseram que são a falta de infraestrutura adequada e falta de materiais nas escolas, 10% disseram que a falta de interesse dos alunos e 30% alegaram não ter dificuldades em planejar suas aulas. Nas observações das aulas foi possível identificar ainda outros fatores que dificultam o planejamento do professor e, consequentemente, a aprendizagem de seus alunos: o salário que confere certa desvalorização profissional; as condições de trabalho que dificultam, efetivamente, a execução das tarefas dos docentes; a falta de formação pedagógica e formação docente na área especifica, que dificulta o planejamento, visto que foram observados vários professores formados em outras áreas. Conclusão: desta forma, nota-se a importância de buscar estratégias que minimizem os fatores que influenciam o não planejamento nas aulas de Educação Física

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