Fatores Que Levam Professores de Educação Física Ao Bornout

Por: e Flávia Fernanda Viana Gonçalves.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.12 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O estudo parte de uma reflexão sobre a crise da qualidade da educação no Brasil, levando em consideração a dimensão humana do professor. Procura identificar os principais fatores que levam esta classe de trabalhadores ao estado de desmotivação e, posteriormente, à síndrome de Burnout. Diagnostica a existência de realidades desmotivantes distintas entre professores de diferentes disciplinas. Para tanto, a pesquisa foi realizada com a comparação dos conceitos da base teórica com os dados obtidos pela aplicação de um questionário fechado a 38 professores de educação física da rede municipal da cidade de Praia Grande – SP. Os resultados demonstram correlações das respostas dos entrevistados com a realidade da educação, identificadas nas fontes bibliográficas, traça o perfil do grupo amostral e ratifica que os professores de Educação Física estão cada vez mais inseridos no contexto educacional. Conclui-se que os professores de Educação Física são desmotivados diante de fatores comuns à equipe escolar, identificando que a maior dificuldade enfrentada por estes professores em seu cotidiano é a indisciplina dos alunos. Entende-se que o enfrentamento ao problema detectado gerará experiências e conhecimentos necessários para a reação do professor. 

Endereço: http://www.fontouraeditora.com.br/periodico/vol-12/Vol12n1-2013/Vol12n1-2013-pag-115a124/Vol12n1-2013-pag-115a124.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.