Integra

Introdução: O Diabetes mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde pública. Este fato pode estar associado ao envelhecimento populacional, à maior urbanização, à crescente prevalência de obesidade e ao sedentarismo. Em diabéticos, hipertensão arterial (HAS), sobrepeso e obesidade e cardiopatias são duas vezes mais frequentes do que na população em geral. Identificar as doenças associadas ao DM é, portanto, relevante para adequar medidas preventivas à suas complicações, principalmente, na população idosa.

Objetivos: Identificar os fatores de risco associados ao DM em um grupo de idosos diabéticos em Uruguaiana - RS.

Materiais e métodos: Foi aplicado um questionário com perguntas sobre a presença de outras doenças além do DM e realizou-se também a medição do seu Índice de Massa Corpórea (IMC) e Relação Cintura Quadril (RCQ).

Resultados: Foramentrevistados 39 idosos, com média de idade de 69 anos, sendo 36% do sexo masculino e 64% do sexo feminino. O DM tipo 2 foi encontrado em 100% dos entrevistados. Os principais problemas adicionais de saúde relatados foram HAS em 46% dos casos, sobrepeso e obesidade. 61% do grupo apresentou IMC maior que 25; 88% das mulheres tinha RCQ maior que 0,8 e 79% dos homens maior que 0,9.

Discussão: A HAS e DM foram os principais riscos associados, como também a obesidade, estes fatores podem ser controlados através de medicamentos e acompanhados por alterações no estilo de vida, como uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física.

Conclusão: A redução dos fatores de risco associados ao DM e HAS depende da adesão adequada do paciente idoso como também apoio familiar e dos profissionais da área da saúde ao tratamento correto e de práticas de saúde que estimulem ou facilitem a mudança do estilo de vida.

E-mail da apresentadora: elanefabiola@hotmail.com