Resumo

Este estudo observa a emergência do cartunismo esportivo em jornais impressos no início do século XX por meio de uma comparação entre as imagens paroquiais do cartunista de Vancouver (Colúmbia Britânica) James Fitzmaurice e os cartuns esportivos de Robert Ripley, feitos nos EUA e distribuídos para diversos jornais. O estudo examina as vidas profissionais dos cartunistas esportivos estadunidenses mais conhecidos para, então, focar no trabalho do cartunista do Vancouver Province, James B. Fitzmaurice, durante o período pré-guerra, e em como essas imagens foram produzidas a partir de referências locais. Com a chegada, em 1914, da distribuição dos cartuns esportivos de Robert Ripley, da cidade de Nova York, os leitores de Vancouver recebem imagens do “mundo do esporte” que se distinguiam dos significados visuais mais ecléticos ligados à experiência local característicos do trabalho de Fitzmaurice. Esse estudo sugere que o contraste entre Fitzmaurice e Ripley marca a diferença entre dois níveis de consumo da cultura esportiva e que a cultura visual agiu como um importante canal para o crescimento de uma consciência esportiva internacional compartilhada.

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