Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil - FENNAB

Por: Fernando Antonio Jayme Guimarães, Haroldo do Rosório Vieira, Luiz Antonio Careli, Messias Lima Azevêdo e Reinaldo Fujimoto.

Atlas do Esporte no Brasil.

Send to Kindle


Resumo

Origens e Definições

O esporte de trabalhadores teve origem na Europa por meio de clubes próprios, criados por grupos autônomos ou sindicatos no início do século XX. Por coincidência, o Clube de futebol da Fabrica Bangú, no Rio de Janeiro, surgiu em 1903, reunindo patrões e empregados numa única equipe. Posteriormente, o movimento sindical brasileiro, de ideário anarquista em suas origens, incentivou a criação de grupos de praticantes de jogos e de futebol, prevendo maior integração entre associados. Na década de 1920, o movimento internacional de esporte dos trabalhadores - sediado na Europa, em sucessivos países - teve como um de seus líderes Pierre de Coubertin, o famoso recriador dos Jogos Olímpicos. No Brasil, na mesma década, surgem as primeiras associações de funcionários do Banco do Brasil. Estes grêmios, destinados às práticas esportivas, de lazer e de experiências culturais, tornaram-se "classistas" na década de 1940, ao se ajustarem ao Decreto Lei 3199, de 1941, que organizou basicamente o esporte brasileiro, por níveis de destinatários e localização regional. Nas três décadas seguintes, as AABB, em termos esportivos, participaram então de campeonatos locais (municipais e estaduais) reunindo outras entidades relacionadas aos trabalhadores da indústria, do comércio, dos serviços e funcionários públicos. Neste estágio, os clubes AABB mantiveram-se autônomos, por definição legal, uma situação que começou a se alterar nos anos de 1970 ao se revisar, por diversos atos, a legislação federal relativa aos clubes esportivos. Em meio às mudanças legais, foi criada em 1977, a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil - FENABB passando, de clubes isolados e autônomos para uma rede de 721 clubes (dois satélites), então existentes por todo o território nacional. Desde então, implantou-se um processo de sinergia no desenvolvimento das AABB, com mútuo proveito de suas singularidades regionais e com base em tradições de meio século de atividades esportivas e culturais, observadas em conjunto. Hoje, a FENABB é a maior rede de clubes autônomos do mundo, localizada em um único país e gerida de modo unificado.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.