Feedback e o Ensino da Natação: Influencia da Referencia Biomecanica

Por: Patricia Simoes Gonçalves Monteiro.

273 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

A questão da qualidade da pedagogia no aprendizado da natação no Brasil e, sem sombra de duvidas, um dos temas em educação que tem recebido inúmeras criticas ultimamente. 0 que atualmente nos meios formais ou informais do ensino de modalidades desportivas, o que se enfatiza e o fato de não ser o ensino do desporto no que tange ao aspecto pedagógico, tão qualificado. Como compreender a aprendizagem do aluno atualmente, sem conhecer e entender a evolução e a historia das técnicas e recursos pedagógicos da natação? ,Partindo dessa premissa, este estudo objetivou investigar os procedimentos pedagógicos necessários para garantir uma aprendizagem da natação, de forma que atraves do estudo dos processos pedagógicos da mesma o professor possa adquirir melhor rendimento de seu aluno, não so no aspecto do modelo biomecânico, no que se refere a tecnica, bem como na formação global do seu aluno. Buscamos enfocar uma analise da pedagogia da natação, como um instrumento capaz de proporcionar ao aluno, as equipamentos biomecânicos, psicológicos, sociais necessários para a obtenção de uma qualidade pedagógica, qualidade esta que, cujo ponto de aplicação principal calca-se em conhecimentos filosóficos e evolutivos que devem ser considerados e compreendidos pelos profissionais que atuam no ensino da natação, conhecimentos estes que são os pontos necessários para uma boa pedagogia. Buscamos verificar que a evolução dos processos pedagógicos na educação física, principalmente aqui voltados para a natação, em sua dinâmica e pelos fundamentos basicos, que constituem uma imersão no processo de ação consciente do ser, deixando que a intencionalidade da praxis do professor de educação física aflore em dimensão de sua tomada de consciência. Buscou-se analisar a dificuldade de separar a pedagogia da tecnica da natação, pois esta a que te traga as caminhos e objetivos a serem alcançados, por outro lado de forma direta objetivou-se explorar todos as fontes que pudessem nos trazer maiores conhecimentos e a compreensão de variáveis que interferem de forma direta no resultado de uma pedagogia eficaz da natação, considerando-se a evolução da pedagogia na educação física brasileira, metodologias de ensino, didáticas aplicadas a natação, conceitos biomecânicos e o modelo gestual da tecnica da natação, aspectos filosóficos, sociais. Todos estes fatores sempre considerando a época de evolução da sociedade educacional brasileira, indo da republica ate as dias atuais, passando por fases importantes da educação brasileira para tentar compreender a atual situação da pedagogia da natação no Brasil. No enfoque especifico da natação e sua importância na formação do aluno global ou seja socialmente, psiquicamente e fisicamente, com vistas a uma pedagogia embasada no ensino e aprendizado desta modalidade desportiva, viabilizou-se investigar se o feedback na aprendizagem a interferido segundo a forma de ensino do professor, com ou sem as conceitos biomecânicos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2198&listaDetalhes%5B%5D=2198&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.