Fenomenologia e Educação Física: Uma Revisão dos Conceitos de Corpo e Motricidade

Por: Marcel Alves Franco e Maria Isabel Brandão de Souza Mendes.

Motrivivência - v.27 - n.45 - 2015

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Resumo

Este trabalho caracteriza-se como uma revisão de literatura, um estudo bibliográfico, acerca dos conceitos de corpo e motricidade existentes na Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty. O objetivo deste trabalho foi evidenciar os conceitos de corpo e motricidade em Merleau-Ponty e identificar implicações para a área da Educação Física. A pesquisa na Fenomenologia de Merleau-Ponty aponta para um redimensionamento do olhar sobre o ser humano e a forma de ser no mundo. O movimento é compreendido como linguagem sensível que manifesta a intenção do ser em relação ao mundo, ao espaço, aos outros, às coisas, favorecendo a uma ampliação na concepção de corpo que historicamente se instituiu na Educação Física: do corpo enquanto objeto de estudo para também considerá-lo como corpo sujeito. Além de ser orgânico, o corpo é social, cultural e histórico e aprende por meio de sua corporeidade.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p209

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