Resumo

Inserida na grande área das Ciências Sociais Aplicadas, na área da Comunicação e no campo dos Estudos em Jornalismo, esta dissertação tem como tema o jornalismo esportivo da televisão aberta brasileira neste início de século XXI. O objetivo geral é desvendar o fenômeno denominado “engraçadismo”, ou seja, o aumento do espaço destinado ao infoentretenimento e a consequente diminuição do tempo dedicado ao jornalismo propriamente dito nos programas de notícias esportivas. Este estudo parte da hipótese de que, ao privilegiar os fatos que Bourdieu (1997) chamou de omnibus, os noticiários esportivos deixam de pertencer à esfera do jornalismo e colocam a notícia em segundo plano. Adotado como objeto de pesquisa, o programa Globo Esporte, da Rede Globo e afiliadas, em suas versões paulista e gaúcha, integra o corpus desta dissertação – o material foi investigado a partir da análise de conteúdo sistematizada por Bardin (1977). Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados, entre outros, os conceitos de Wolton (1996), Cannito (2010), Bucci (2000), Blázquez (2000), Gabler (1999), Aronchi (2004), Gomes (2006), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2005), Alcoba (2005) e Barbeiro e Rangel (2006).

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