Final da Copa do Mundo de Futebol de 1970: Rádio, Propaganda e Identidade Nacional

Por: Camila Augusta Alves Pereira.

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

A conquista da Copa do Mundo de 1970 pela seleção nacional está presente no imaginário brasileiro como a representação do futebol da “arte” e do preparo físico, da festa e da celebração. O presente trabalho faz o resgate e a análise da propaganda radiofônica inserida durante a transmissão do jogo final do Mundial de 70, seguida de breve descrição sobre a formação do discurso da propaganda no meio radiofônico, repleto de significação simbólica, que leva a compreensão de como este pode ter contribuído para a construção, ou afirmação, da identidade nacional no país do futebol.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.