Fisiologia do Exercício, Educação, Educação Física Escolar

Por: Isabella Cristina da Silva,, Luciana Pedrosa Rossi Brum, Marcia Ferreira da Silva, Ronaldo de Andrade Allocca e Samuel Gonçalves Pinto.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Este estudo se apresenta como um relato de experiência sobre o aprofundamento da possibilidade de tratamento do tema Fisiologia do Exercício no âmbito da escola, uma experiência de aproximação do conhecimento teórico com a vivência cotidiana dos alunos, e também avaliar o nível de conhecimento sobre o tema em estudantes da rede pública de Ensino Médio. A feira teve como objetivo aproximar a vida cotidiana dos alunos e professores a temas importantes, relacionados à atividade física, saúde e qualidade de vida. Segundo Guyton e Hall (2002, p. 2) “o objetivo de toda a fisiologia é explicar os fatores físicos e químicos que são responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida”. Quando a fisiologia é direcionada especificamente ao estudo do comportamento do organismo durante a prática do exercício físico, é denominada como fisiologia do exercício. No referido projeto os temas foram apresentados de diversas formas como: testes práticos, avaliações físicas, cartazes e folders explicativos, entre outras. Cada grupo de trabalho ficou responsável por um stand, montado na quadra poliesportiva da instituição escolhida, as turmas de alunos eram trazidas pelos professores responsáveis, duas turmas de cada vez, possibilitando assim um melhor aproveitamento na aprendizagem dos conteúdos oferecido aos mesmos. Obviamente, a Fisiologia do Exercício não deve ser o único conteúdo a ser ensinado nas aulas de Educação Física, mas é um desses conteúdos, e contribui muito para a construção do conhecimento na escola, permitindo uma aplicabilidade nas aulas e no cotidiano.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.