Flexibilidade de Atletas de Basquetebol Submetidos à Postura em Pé com Inclinação Anterior do Método de Reeducação Postural Global (rpg)

Por: Bruno Luís Amoroso Borges.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a influência da postura “em pé com inclinação anterior” do método de Reeducação Postural Global (RPG) sobre a flexibilidade de atletas de basquetebol, por meio da fotometria e avaliação em Banco de Wells. Foram avaliados 14 atletas de basquetebol masculino: 7 constituíram o grupo controle (GC) e 7 o grupo experimento (GE). O GE foi submetido à postura “em pé com inclinação anterior” e o GC não foi submetido à intervenção, mantendo-se a rotina normal de treinamento em ambos grupos. Foi analisado o ângulo da articulação do quadril utilizando o recurso da foto em software CorelDraw® e a flexibilidade em Banco de Wells. Utilizou-se o teste t de student para ambas variáveis e o signed rank test para a flexibilidade. Em seguida, foi realizado o teste de correlação de Pearson entre os dados da flexibilidade e ângulo da articulação do quadril. No GE, os valores médios da flexibilidade passaram de 3,71 ±14,00cm para 8,71 ±11,87cm (p=0,007) e o ângulo do quadril passou de 72,14 ±16,09° para 66,62 ±12,71° (p=0,02). A correlação entre a flexibilidade e o ângulo do quadril no GC pré foi de –0,82; GC pós – 0,78; e no GE foi de –0,99 tanto na avaliação inicial quanto final. Os resultados demonstram que a postura aplicada pode ser um recurso complementar para a preparação de atletas de basquetebol, uma vez que promove o alongamento da cadeia posterior e aumento da flexibilidade, o que poderia favorecer o desempenho esportivo e a prevenção de lesões neste esporte.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/713/718

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.