Resumo

A educação física teve, e ainda tem, uma forte predominância do conteúdo esporte na escola. A partir da década de 1990, surgem novas contribuições na educação física, com novos temas/conteúdos nas aulas. Entretanto, a dança ainda é pouco frequente nas aulas de educação física escolar. O presente relato de experiência tem por objetivo ressignificar a prática pedagógica da dança, numa relação dialógica entre professor e aluno. A análise teve como cenário um Projeto Interdisciplinar onde foram vivenciados dois conteúdos: a quadrilha e o carimbó. Identificamos a ressignificação do conteúdo dança com uma vivência que transcende o “saber fazer”, e uma oportunidade de refletir sobre os aspectos de gênero, sexualidade e diversidade religiosa.

Referências

BRASIL. Lei Federal nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

IFPA/CRMB. Projeto Político Pedagógico Campus Rural de Marabá. Marabá, 2010.

KUNZ, Elenor. Educação física: ensino & mudanças. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

OLIVEIRA, Rogério Cruz; DAOLIO, Jocimar. Educação intercultural e educação física escolar: possibilidades de encontro. Pensar a Prática: Goiânia, v. 14, n. 2, p. 1-11, maio/ago. 2011.

PAES, Salete Dubra. O Lugar das Práticas Dialógicas no Ensino da Língua Inglesa. Pesquisa em Pós-Graduação - Série Educação: v. 3, n. 6, p. 113-120, 2011.

VAGO, Tarcísio Mauro. ; Pensar A Educação Física Na Escola: Para Uma Formação Cultural da Infância e da Juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009.

Acessar