Folha de Londrina (1952-1953): Notícias Para a Construção de Um índice de Pesquisa Histórica do Esporte e do Lazer em Londrina-pr

Por: Tiago Giovani Fonseca e .

XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Com a ampliação do campo em pesquisa histórica, os jornais ganham força como fonte de pesquisa, pois colaboram com a intervenção na vida social e retratam a história através das suas páginas. A partir do fenômeno, foi criada uma estratégia de preservação do impresso, na qual, esta ação resultou na digitalização e na preservação na íntegra da série documental “Folha de Londrina (1952-1960) na BML”, gerando aproximadamente 27.800 imagens catalogadas e registradas. Devido ao grande volume de material gerado por esta iniciativa, deu-se o objetivo de mapear e coletar as notícias de esporte e de Lazer no Jornal Folha de Londrina (período de Maio de 1952 a Março de 1953). A partir da identificação e catalogação das notícias, deu inicio a construção de um índice de pesquisa histórica do Esporte e do Lazer em Londrina/PR. O conceito de esporte e o de lazer propostos por Elias e Dunning (1992) e o conceito de história e de imprensa sistematizados por Luca (2005) e Cruz e Peixoto (2007), foram fundamentos teóricos para o desenvolvimento e criação do índice de pesquisa histórica. Os métodos se constituíram em quatro momentos: 1º) A digitalização na integra do Folha de Londrina 2º) coleta das notícias a partir do periódico já digitalizado; 3º) registro dos dados; 4º) organização do índice de pesquisa histórica de esporte e de lazer. A pesquisa acarretou em 203 edições pesquisadas do jornal na integra, sendo encontradas um total de 1483 notícias, dentre elas 1059 de esporte e 424 de lazer, que posteriormente foram subdividas em subcategorias, para a maior facilidade de identificação das notícias nas sessões desejadas. Perante ao trabalho realizado, foi possível se inteirar da história de Londrina através das páginas do Jornal Folha de Londrina, que é considerado patrimônio da cidade e até mesmo do Estado do Paraná, segundo TRIGUEIROS FILHO e TRIGUEIROS NETO (1991 p. 41), e está mergulhado em fragmentos da memória citadina de Londrina, região e até mesmo do Brasil. Outro ponto, não menos importante, é da possibilidade de nos aproximarmos um pouco de como se desenvolveram as prática âmbito esportivo e do lazer. Ainda, como parte da criação de estratégias para a preservação e divulgação do periódico, surge à criação da proposta do índice de pesquisa histórica, reunindo diversas notícias sobre o esporte e o lazer da época, permitindo e facilitando uma maior interação a aqueles que têm interesse em desvendar e contar a história de Londrina através destas práticas esportivas.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-5

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.