Folhas Amareladas e Discursos de Outro Presente: Um Relato de Pesquisa Sobre o Projeto Desenvolvido no Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Por: Carolina Torres Alves de Almeida Ramos, Guilherme Gonçalves Baptista, Gustavo da Motta Silva e .

Cadernos de História da Educação - v.16 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Trata-se de uma notícia sobre projeto de pesquisa e extensão desenvolvido em conjunto pelo Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE) e pelo Centro de Memória Inezil Penna Marinho (CEME) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Pretende-se, dessa forma, fornecer subsídios para que os visitantes e pesquisadores do CEME o percebam como um local de ensino, aprendizagem e de variadas narrativas.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. Da terceira margem eu so(u)rrio: sobre história e invenção. In:______. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. São Paulo: EDUSC, p. 19-39, 2007.

DELGADO, L. História oral: memória tempo e identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FERREIRA, M. M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de janeiro: FGV, 1996.

GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

LOZANO, J. Prática e Estilos de Pesquisa Histórica Oral Contemporânea. IN: AMADO, J. & FERREIRA, M. (orgs). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

MACHADO, A. Cultura, ciência e política: olhares sobre a história da criação dos museus no Brasil. In: FIGUEIREDO, B.; VIDAL, D. (orgs.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte: Argumento; Brasília: CNPq, 2005.

MOREIRA, A.; SILVA, T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: ____ (Orgs). Currículo, Cultura e Sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

NORONHA, O. Historiografia das instituições escolares: contribuição ao debate metodológico. In: NASCIMENTO, M.I.M.; SANDANO,W; LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D. (Org.). Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, UNISO, UEPG, v. 1, p. 75-94, 2007.

OLEIRO, M. Apresentação. In: SEMEDO, A.; LOPES, J. Museus, discursos e representações. Porto: Edição Apontamento, 2005.

PADRÓ, C. Educación en museos: presentaciones y discursos. In: SEMEDO, A.; LOPES, J. Museus, discursos e representações. Porto: Edição Apontamento, 2005.

POPKEWITZ, T. Reforma educacional: uma política sociológica - poder e conhecimento em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANFELICE, J. História das Instituições Escolares. In: NASCIMENTO, M.; SANDANO,W; LOMBARDI, J.; SAVIANI, D. (Org.). Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. 1ed. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, UNISO, UEPG, v. 1, p. 75-94, 2007.

SILVA, J.; LEMOS, D. A História da Educação e os Desafios de Investigar Outros Presentes: algumas aproximações. In: FERREIRA, M; XAVIER, L; CARVALHO, F. (Org.). História do Currículo e História da Educação: interfaces e diálogos. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, v. 1, p. 61-86, 2013.



 

Endereço: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/39605

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.