Fontes e Métodos: Memória e História a Independência em Questão

Por: Cccilia Helena de Salles Oliveira.

III Encontro Nacional da História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

1. Introdução
"Com que critério um historiador fala das lutas e agentes de uma época que não é a sua? Ainda mais quando essa época projeta sua força sobre o presente e sobre quem a historia... ".
Formulada por Carlos Alberto Vcscntini há mais de dez anos (1), essa indagação continua sendo pertinente nos dias de hoje. Vcscntini foi dos primeiros a lidar com as delicadas mediações que entrelaçam a política, o registro da história e a configuração da memória histórica. E, a despeito de preocupar-se com a chamada " revolução de 1930", suas observações, aliadas às de outros autores (2), foram tomadas aqui como inspiração para algumas reflexões a respeito das relações que o pesquisador estabelece com o tema c com as fontes sobre os quais se debruça, situando-sc a discussão no âmbito de uma das temáticas mais estudadas da história do Brasil: o movimento de Independência. 

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.