Resumo

Introdução: Esportes de combate de domínio como o judô e o jiu-jitsu apresentam algumas características comuns entre si. Entre elas, a manutenção de pequena distância entre os oponentes para executar a dinâmica da luta e a exigência de ações motoras específicas para a execução de movimentos de agarrar, empurrar e imobilizar em curto espaço.

Objetivo: Comparar a força de preensão manual e a flexibilidade de atletas de judô e de jiu-jitsu com vista a identificar possíveis diferenças neuromusculares em tais modalidades.

Métodos: Estudo transversal e observacional, em que foram avaliados 33 atletas do sexo masculino, com idades variando entre 18 e 30 anos, recrutados por conveniência e divididos em dois grupos segundo modalidade esportiva judô (JD) e jiu-jitsu (JJ). Os atletas foram submetidos à medidas antropométricas de massa corporal, estatura e Índice de Massa Corporal (IMC) e testes motores de força de preensão manual (FPM) e flexibilidade. A comparação entre os grupos foi realizada através de ANOVA de uma via para cada quesito (p<0,05).

Resultados: Os grupos apresentaram valores muito próximos, com valores mais elevados tanto para o IMC como para a FPM em atletas de JD e da flexibilidade em atletas de JJ. A análise estatística demonstrou que existe uma diferença significativa apenas para o item flexibilidade.

Conclusão: A FPM não diferiu significativamente entre atletas de JD e JJ. Quanto à flexibilidade, atletas de JJ apresentam valores estatisticamente superiores aos atletas de JD. Os resultados foram discutidos.

Acessar