Força Muscular Periférica e Respiratória na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Por: Ivan Daniel Bezerra Nogueira, Natércia Ferreira Queiroz, Patrícia Angélica de Miranda Silva Nogueira, Rudolfo Hummel Gurgel Vieira, Tamara Martins Cunha, Wouber Hérickson de Brito Vieira e Zênia Trindade de Souto Araújo.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.20 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma patologia pulmonar, mas que está associada à inúmeras manifestações sistêmicas, dentre elas a disfunção músculoesquelética. Objetivou-se avaliar e comparar a força muscular respiratória e periférica em pacientes com DPOC e indivíduos saudáveis. Trata-se de um estudo transversal, analítico e observacional, no qual foram avaliados 18 indivíduos, sendo nove com DPOC e nove saudáveis. Foram avaliados quanto ao desempenho neuromuscular do quadríceps femoral (avaliado por meio da dinamometria isocinética), força de preensão manual (dinamômetro manual) e pressões respiratórias máximas (manovacuometria). Os dados foram expressos por meio de média e desvio padrão, analisados no pacote estatístico SPSS 20.0. Foi considerado um nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95% para todas as medidas. Os indivíduos com DPOC apresentam desempenho neuromuscular de quadríceps femoral e pressões respiratórias máximas inferiores aos sujeitos saudáveis, no entanto houve diferença estatisticamente significante apenas para potência muscular e PImáx (p<0,05). Já a força de preensão manual foi maior em indivíduos com DPOC (p<0,05). Os sujeitos com DPOC possuem alterações neuromusculares em músculos periféricos e respiratórios que possivelmente podem causar redução do desempenho funcional.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2018v20n2p125

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.