Formação Acadêmica em Educação Física e Intervenção Profissional em Academias de Ginástica

Por: Fernanda Rossi.

Motriz - v.14 - n.4 - 2008

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Resumo


O objetivo dessa pesquisa consistiu em analisar como profissionais de Educação Física de uma academia de ginástica avaliam sua formação acadêmica e, conseqüentemente, a atuação profissional. Buscou-se evidenciar porque professores licenciados estão atuando na academia e não na escola. Realizou-se revisão bibliográfica referente: mercado de trabalho; licenciatura/bacharelado; currículo. Coletaram-se depoimentos de doze profissionais (seis licenciados e seis bacharéis). Constatou-se que os profissionais desconsideram as habilitações para atuação no mercado de trabalho e concebem sua formação inicial como inadequada para atuação na academia. Identificaram-se profissionais que pretendem seguir carreira docente por reconhecer na escola a possibilidade de estabilidade profissional e segurança financeira e, ainda, como uma alternativa de trabalho devido à carreira curta que a academia oferece. Constata-se a necessidade de mudanças relacionadas à formação acadêmica e atuação profissional em Educação Física, especialmente quanto à identidade de cada habilitação e sua articulação com os campos de atuação profissional.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2154/1940

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