Resumo

Um dos fatores que agrega legitimidade a uma área do conhecimento científico é a produção acadêmica, corporificada na forma de um sistema de pós-graduação, que além de efetivar a formação acadêmica integra a pesquisa à transmissão de conhecimento, perpetuando um ciclo acadêmico. Escolheu-se como lócus deste estudo o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Intituto de Biociências da UNESP/Rio Claro, local em que se levantaram alguns questionamentos relativos à "ausência" de indicativos claros sobre a questão do referencial teórico no processo de formação e produção de conhecimento. Na busca de dados para confirmar ou refutar tal questão efetuou-se a análise de fonte documental relativa à 28 dissertações de mestrado produzidas na Área de Concentração Pedagogia da Motricidade Humana, no período de 1998 a 2002, assim como de consulta aos documentos históricos do processo de constituição desse programa. Corroborando com esse trabalho utilizou-se também de entrevista com os membros da comissão de criação da proposta desse programa e com representantes da área de concentração. O foco deste estudo se concentrou portanto em investigar a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana, buscando-se compreender os referenciais teóricos desta proposta, bem como seu processo de constituição. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de análise qualitativa. A análise dos resultados obtidos no estudo e a sua discussão inicial apontaram indícios de uma possível fragmentação da área de conhecimento, levando a falta de uma aquiescência básica acerca da identidade do programa, sugerindo a necessidade de uma nova configuração curricular.

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