Formação Continuada de Docentes: Diferentes Metodologias e a Experiência do Instituto Esporte e Educação em Busca da Qualificação da Prática Pedagógica em Educação Física

Por: , Ambleto Ardigó Júnior, Raquel Clementino e Rodrigo Paiva.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.10 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O Instituto Esporte e Educação (IEE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que, há 10 anos, atua no sentido de contribuir com a formação do cidadão crítico, participativo e transformador de sua realidade, por meio da Educação Física e esportes, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda. Considerando os diversos modelos de formação de professores propostos pelas literaturas nacional e internacional, o IEE procura aproveitar-se de diferentes orientações metodológicas para a formação de seu quadro de colaboradores em serviço. Os programas de formação continuada são as principais estratégias adotadas. O objetivo deste estudo foi verificar os impactos de diferentes modelos de formação continuada em serviço de professores de Educação Física utilizados pelo IEE. Os resultados sugerem que o uso combinado de diferentes modelos de formação continuada como Supervisão da Prática Pedagógica, Congressos, Seminários e Conferências internas, Formação continuada mensal no ambiente de atuação pedagógica dos professores, entre os outros, como reuniões semanais, estudos virtuais, etc. contribuem efetivamente para a formação do professor de Educação Física para atuar na dimensão educacional do fenômeno esportivo.
 

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/828

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.