Resumo

O artigo tem como foco as implicações de um processo de formação continuada de professores de educação física na perspectiva da educação inclusiva. Nesse contexto, temos como objetivo geral compreender como a formação continuada pode melhorar o instrumental teórico e prático dos professores de Educação Física de forma a viabilizar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) por deficiência nas aulas de Educação Física. Adotamos como caminho metodológico, a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, numa perspectiva colaborativa. Utilizamos para coleta de dados a narrativa, o diário de campo, e para complementar, a entrevista semi estruturada no final do processo da pesquisa de campo. Os encontros de formação contaram com a participação de seis professores no primeiro mês de atividade e se firmou com cinco professores até o final do processo. Os professores fizeram da narrativa uma ferramenta para dar voz às suas demandas na vivência cotidiana com relação ao processo de inclusão. Então, proporcionar uma formação continuada que favoreça a discussão e reflexão de suas práticas pode ser uma oportunidade para que os mesmos se apropriem de teorias educacionais para a elaboração de aulas que busquem construir, coletivamente, estratégias para solucionar problemas e dificuldades surgidas no cotidiano

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