Resumo

Esta pesquisa investigou o processo de reflexão de quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de São Paulo que participaram de um curso de formação continuada em educação física mediado pela técnica do diário de aula. Realizou-se a análise de padrões, tarefas e dilemas registrados nos diários e a análise de conteúdo das entrevistas feitas com as educadoras. Nos primeiros diários as professoras avaliavam aspectos não relacionados aos objetivos e conteúdos da aula, deixando-se envolver pelas emoções que emaranham a reflexão na ação. Quando a escrita dos diários e as discussões coletivas passaram a fazer parte de sua rotina de trabalho, conseguiram observar as principais dificuldades de seus alunos em relação às habilidades básicas, ao ritmo e aos jogos. Os estilos de ensino por tarefas (circuitos/estações de aprendizagem) e descoberta orientada foram considerados eficientes, passando a fazer parte das formas de estruturação das aulas. O jogo de regras contribuiu para discussões sobre compreensão, construção e respeito a diversas regras sociais. Houve dificuldades externas à aula (baixos salários, dificuldade de acesso à literatura, entre outros) as quais mostraram a importância do apoio pedagógico e material (por exemplo, jornada completa como regime de trabalho em somente uma escola). Pressupõe-se que o professor precisa de tempo suficiente para todas as atividades inerentes à docência. Finalmente, valorizar a participação das crianças nas decisões durante as aulas possibilitou compreender seu modo de pensar, contribuindo para atingir o objetivo da aula e facilitando os planejamentos e as reflexões das professoras.
 
Palavras-chave: Formação de professores;Diário de aula;Educação infantil;Educação física

Acessar Arquivo