Formação Continuada em Educação Física e Tecnologias Digitais: Percepções dos Professores Participantes

Por: e Juliano Silveira.

Corpoconsciência - v.23 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores/cursistas acerca do desenvolvimento do Núcleo Específico de Educação Física na oferta do curso de especialização em Educação na cultura digital. Para a produção dos dados da presente investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores de Educação Física participantes do citado núcleo. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a tematização das TDIC na formação de professores é de suma importância tendo em vista a dinâmica cultural contemporânea e a necessidade de uma educação coerente com o século XXI. Nessa perspectiva, a própria experiência dos docentes e suas percepções sobre a abordagem dessas temáticas em sua formação continuada, podem fornecer elementos importantes para a qualificação de tais ações.

Referências

BARBOSA, Ana Cristina Lima Santos. Abordagens educacionais baseadas em dinâmicas colaborativas on line. 2008. 306f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70 Lda, 2009.

BETTI, Mauro. Imagens em ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. Movimento, v. 12, n. 2, p. 95-120, mai./ ago., 2006.

BIANCHI, Paula. Relato de Experiência em mídia-educação (física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; RIBEIRO, Sérgio Dorenski (Org.). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do LaboMídia/UFSC. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2010.

BIANCHI, Paula. Formação de professores e cultura digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. 2014. 302f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2014.

BIANCHINI, Leandro; PIRES, Giovani, De Lorenzi. Educação Física, currículo, formação e cultura escolar: percepções de professores acerca de suas formações permanentes. In: BRÜGGEMANN, Ângelo Luis; BIANCHI, Paula; SANTOS, Silvan Menezes dos. Pesquisa e formação em mídia-educação física. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2016.

FARIAS, Gelcemar Oliveira e colaboradores. Competências profissionais em educação física: uma abordagem ao longo da carreira docente. Motriz, v. 18, n. 4, p. 656-666, out./ dez., 2012.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de pesquisa, n. 116, p. 21-39, jul., 2002.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. (Orgs.). Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2007.

GOMES, Cândido Alberto da Costa. A legislação que trata da EAD. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda. A formação continuada de professores: entre o real e o “ideal”. Pensar a prática, v. 15, n. 4, p. 915-932, out./ dez., 2012.

MARIN, Elizara Carolina e colaboradores. Formação continuada em educação física: relação entre mundo do trabalho, políticas educacionais e educação. Movimento, v. 17, n. 2, p. 259-278, abr./ jun., 2011.

MENDES, Diego Souza. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da mídia-educação na formação continuada de professores de Educação Física. 2009. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2009.

MOLINA, Rosane Kreusburg. O enfoque teórico metodológico qualitativo e o estudo de caso: uma reflexão introdutória. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVINHOS, Augusto Nibaldo Silva. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 3. ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2010.

PERNIGOTTI, Joyce Munarski. O hipertexto: uma máquina de guerra na aprendizagem. In: MEDEIROS, Marilú Fontoura de; FARIA, Elaine Turk (Orgs.). Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2003.

PIOVANI, Verônica Gabriela Silva. Intercâmbios pedagógicos-culturais Brasil – Uruguai na educação física escolar no âmbito dos programas PROUCA e CEIBAL. In: PIRES, Giovani De Lorenzi; BIANCHI, Paula (Orgs.). Novas contribuições do LaboMídia/UFSC à pesquisa em mídia-educação (física). Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2012.

PIRES, Giovani De Lorenzi e colaboradores. Educação (física) na cultura digital: memória da produção de um curso na modalidade EaD. In: CERNY, Roseli Zen e colaboradores (Orgs.). Formação de educadores na cultura digital: a construção coletiva de uma proposta. Florianópolis, SC: UFSC/CED/NUP, 2017.

PIRES, Giovani De Lorenzi. Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí, RS: unijuí, 2002.

RAMOS, Edla Maria Faust e colaboradores. Curso de especialização em educação na cultura digital: documento base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2015.

SANTOS, Miguel Carlos Damasco dos. Importância da comunicação na ead virtual: enfoque conceitual e dialógico. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018.

SILVEIRA, Juliano; BRÜGGEMANN, Ângelo Luiz; BIANCHI, Paula. Formação de professores de educação física e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)/mídia: uma relação possível? análise das propostas curriculares de universidades federais brasileiras. Motrivivência, v. 31, n. 57, p. 1-19, jan./ mar., 2019.

SINPROCAMPINAS. Tecnologia digital aumenta trabalho docente. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2018.

SOARES, Carmen Lúcia e colaboradores. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

 

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8505

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.