Resumo

As questões formativas dos professores, à luz do processo de inclusão escolar, ainda tem muito a avançar. Os professores necessitam de um espaço reflexivo para que, diante das incertezas, possam enfrentar e intervir em situações complexas do cotidiano. O espaço de formação continuada pode proporcionar e subsidiar ações para o professor de Educação Física Escolar (EFE), a fim de construir respostas à proposta de inclusão escolar, que configura um desafio na atividade docente. O objetivo desta pesquisa pedagógica foi compreender como grupos de professores de EFE do município de Santo André/SP desenvolvem temas relacionados à inclusão escolar no espaço de formação continuada. Assim, foram acompanhados quatro grupos, que escolheram estudar, durante seis encontros, a temática Inclusão na EF, e, no final, mostraram, para o coletivo, seus percursos. As reuniões e apresentações foram registradas verbalmente, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. A pesquisa proporcionou vários olhares relacionados à importância do trabalho colaborativo; às diversas fragilidades do cotidiano escolar; implicações da estrutura educacional; concepções de inclusão escolar; à necessidade de reflexão crítica e importância de existirem espaços formativos para o desenvolvimento contínuo dos professores de EFE na perspectiva da inclusão escolar, com olhares para a diferença.

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