Editora UFSC/CED/NUP. Brasil 2017. 625 páginas.

Sobre

Prefácio

Monica Gardelli Franco

Após mais de dez anos de pesquisa e experiência em formação de educadores para o uso das TIC, e ao assumir a Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC, tive a oportunidade de idealizar, juntamente com um grupo da Universidade Federal de Santa Catarina, uma proposta de formação de professores que partia de alguns pressupostos: deveria proporcionar uma formação sobre a prática, para a prática e na prática; ser uma formação coletiva e colaborativa; e ser concreta, na medida em que o ambiente de aprendizagem deveria refletir todos os exemplos, sugestões e propostas largamente apresentados como possibilidades de prática pedagógica com o uso das TIC em iniciativas de formação já realizadas.

A possibilidade de realizarmos um trabalho em conjunto com as universidades federais e as Secretarias de Educação dos estados e municípios seria determinante para o tamanho do empenho e da responsabilidade nessa missão.

Nesta obra, os leitores serão capazes de acompanhar com riqueza de detalhes todo o envolvimento da equipe, desde o planejamento do projeto até a implementação do curso. O esforço de integrar a proposta curricular de formação ao mundo digital obrigou grupos de diferentes setores e níveis de formação a trabalharem em sintonia com o único propósito de tornar a experiência formativa de cada professor e de cada escola uma aprendizagem significativa de desenvolvimento da comunidade educativa.

Pesquisadores e especialistas em conteúdos previstos nos componentes curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais estiveram envolvidos com produtores audiovisuais, designers instrucionais, programadores. Tudo isso considerando uma coreografia de formação que previa um compromisso da escola e seus professores.

Na medida em que a proposta ia se concretizando, era nítido o interesse de outras universidades na implementação do curso Educação na Cultura Digital, que, além de oferecer um conteúdo de formação de alta qualidade, apresentou-se como um grande laboratório de referências para modelos de educação híbrida, integrada à apropriação de recursos digitais.

A experiência, premiada e de referência, é relatada aqui por seus principais atores, aqueles que se dispuseram a superar, cada um com seu talento, os enormes desafios que se anunciaram desde nosso primeiro encontro, no início de 2012. A coragem e garra demonstradas pelas professoras Rose Cerny e Edla Ramos foram determinantes para que hoje essa grande história pudesse ser contada e, principalmente, difundida como um exemplo de prática de sucesso. 

Sumário

Arquivo