Formação de Professores de Educação Física: a História Como Matriz Científica

Por: e Hamilcar Silveira Dantas Junior.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Este artigo resulta de estudos desenvolvidos a partir da pesquisa matricial do LEPEL/FACED/UFBA sobre problemáticas significativas do trabalho pedagógico, produção do conhecimento, formação de professores e políticas públicas. A tese é a necessidade de reconceptualização dos currículos dos Cursos de Educação Física, considerando a História como matriz científica, ponto de unidade teórico-metodológica no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades numa dimensão omnilateral de formação. Partindo de dados concretos da realidade acerca da formação de professores, expostos na literatura e nas experiências acumuladas, defendemos essa matriz científica de modo a radicalizar o processo formativo, consolidando conceitos para ações educacionais historicamente referenciadas.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.