Formação de Professores de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina : Tradução do Projeto Curricular Pelos Professores

Por: Marilene Cesário.

235 páginas. 2008 07/03/2008

Send to Kindle


Resumo

O processo de reformulação curricular, estabelecido para todos os cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, tem nas Diretrizes Curriculares Nacionais CP01 e CP02 de 2002 as orientações para essas modificações curriculares. Tomando como referência o curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, o projeto curricular elaborado foi implantado no ano de 2005, tratando, especificamente, da formação de professores de Educação Física Licenciatura. Reconhecendo a importância do papel desempenhado pela formação inicial para a profissionalização dos professores e tendo em vista que dependerá dela também as possíveis mudanças ocorridas nas escolas, esta investigação pretende analisar como os professores do curso de Educação Física traduziram em práticas pedagógicas os princípios e diretrizes orientadoras desse projeto curricular. O foco da investigação centrou-se nos professores formadores, pois, ao proporem e determinarem modificações para a formação docente, também estarão envolvidos num processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Os objetivos específicos elaborados foram: a) Identificar e analisar limites, desafios e dificuldades encontrados pelos professores durante a implantação do projeto curricular; b) Descrever e analisar aprendizagens iniciais da docência decorrentes da implantação do projeto curricular, sob a perspectiva dos professores envolvidos; c) Identificar, a partir das narrativas dos entrevistados, que saberes são reconhecidos como importantes para a formação de professores de Educação Física. Elegeu-se para o presente estudo a pesquisa narrativa, visto que ela é compreendida como uma forma de caracterizar o fenômeno da experiência humana, construída ao longo da vida pessoal e profissional.

Endereço: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2198

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.