Resumo

Introdução: Este artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa de doutorado tendo como objeto de estudo a formação de professores de Educação Física no período de 1998 a 2007 na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), na modalidade de formação profissional em serviço, denominada de “Regime Especial”. Formação realizada no período de férias para professores efetivos da rede de ensino nos municípios de Parnaíba, Picos e Floriano sem formação superior com a finalidade de atender os objetivos do plano decenal e da obrigatoriedade de que todos os professores do ensino básico até 2003 deveriam possuir curso superior, conforme, o artigo 87 §2º da LDB. Objetivos: Analisar como se configurou a formação de professores em educação física na modalidade Regime Especial pela Uespi, no período de 1998 a 2007, investigar o processo de interiorização da formação docente de Educação Física no Estado do Piauí, no curso em regime especial. Metodologia: Pesquisa qualitativa de investigação descritiva exploratória utilizou das técnicas de levantamento bibliográfico, documental, aplicação de questionário semiestruturados e de entrevista com 25 professores, que, pela sua forma de estratégia, tornou-se uma das ferramentas de relevância nessa pesquisa e os dados foram inferidos a partir da técnica de análise de conteúdo e planilha em Excel. O questionário foi aplicado a 56 professores e a entrevista a 25 professores sendo 6 professores da cidade de Parnaíba, 11 da cidade de Picos e 8 da cidade de Floriano. Foram aplicados 56 questionários entre os professores da rede de ensino nas cidades pesquisadas. Resultados: A configuração do perfil observou-se que nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano, 35 docentes do sexo feminino (62,5%) e 21 do sexo masculino (37,5%) e escolaridades 35(62,5%) docente apresentavam antes da formação somente o ensino secundário (médio) e 21 (37,5%) com formação curso pedagógico, sobre a importância da formação em regime especial dos 56 docentes que se aplicou o questionário, 50 (89,2%) responderam que foi muito importante, 5 (9,0%) foi moderadamente importante e apenas 1 (1,8%) nada importante. Conclusão: A análise do regime especial adotou-se como referencial a avaliação da relevância da formação em serviço com professores sem graduação no sistema educacional do Piauí. Concluiu- se que estes aspectos formativos obteve uma boa aceitação por parte dos professores até então leigos e a relevância do papel da Universidade Estado do Piauí, reconhecendo suas limitações e possibilidades nas políticas de formação de professores no período analisado.