Formação de Professores de Educação Física na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Por: Alípio da Silva Leme Filho.

122 páginas. 2017 06/04/2017

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Resumo

O objeto de estudo dessa pesquisa é a investigação dos processos realizados na SEESP, abordando a formação continuada de professores de Educação Física. Tem como objetivo analisar o processo de formação continuada desencadeado pelo pesquisador, de 2003 a 2011, e suas interfaces com os procedimentos utilizados neste percurso formativo – do professor como formador e do professor como formado pela Secretaria de Estado da Educação abordando a Educação Física sob a perspectiva de uma análise metodológica dos processos de ensino e aprendizagem, partindo dos autores que referendam o Currículo da SEESP. Além disso, pretendemos contribuir para a compreensão das possibilidades que esses métodos de formação desencadeados na DE Leste 1 trazem para as pesquisas em Educação, evidenciando a produção existente na Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo, suas mudanças nos conteúdos e como se aborda a disciplina de Educação Física em consonância ao currículo vigente. Também pretende demonstrar as importantes estratégias e conteúdos utilizados na elaboração dos processos de formação e práticas pedagógicas, abordando as formas e como se deu o percurso formativo dos professores de Educação Física na DE Leste 1 – SEESP. A análise dos conteúdos a partir de 2003 pode nos indicar os caminhos que estão sendo percorridos neste período até o ano de 2011, e quais práticas pedagógicas são utilizadas e apresentadas para os professores nos momentos de formação continuada. Os estudos partindo de autores, na Educação e na Educação Física, como métodos biográficos, contribui para uma Educação na qual estão articuladas as possibilidades de desenvolvimento de um trabalho de formação continuada de professores e como se constitui a construção de uma identidade docente no cotidiano escolar, mais especificamente, nas aulas de Educação Física, ou seja, como o professor se apropriou destes conteúdos recebidos na formação e como se deu sua aplicação nas aulas no dia a dia da escola. Essa perspectiva de ensino pode ser considerada como um avanço no sentido de contribuir para as produções de conteúdos de formação continuada de professores, na produção de materiais didáticos e inovar as práticas pedagógicas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise nos possibilitou organizar os conteúdos formativos estabelecendo uma cronologia de formação, apresentando os momentos de formação do pesquisador pela SEESP e como se deu o processo de formação dos professores de EFE na DE Leste 1. Como resultado dessa pesquisa, destacamos uma evidente construção de saberes dos professores de EFE em suas práticas docentes, pautadas no Currículo da disciplina, observada nas análises dos questionários realizados após os momentos de formação continuada.

Endereço: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1685

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