Formação de Professores de Educação Física: Uma Análise a Partir da Escola de Frankfurt

Por: Fernando Cardoso Montes e Luciana Azevedo Rodrigues.

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Este estudo visa refletir criticamente a formação docente na área de Educação Física sob a luz do pensamento da Escola de Frankfurt, para isso realizamos um estudo de caso sobre a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras. Nesse sentido, com o intuito de observar, principalmente, os conteúdos e a forma em que estes estão dispostos e ordenados por períodos, tivemos condições de perceber que a configuração do mesmo segue os critérios da racionalidade técnica, reduzindo a formação à sua dimensão instrumental, tendo em vista a aplicação imediata no mercado de trabalho e isso pode acarretar prejuízos formativos, no que concerne a perspectiva de formação para a autonomia dos sujeitos.


 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6366

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.