Formação de Professores em Dança na Perspectiva das Relações étnico-raciais e da Educação Intercultural

Por: , Raimundo Nonato Assunção Viana e Sueli de Fátima Xavier Ribeiro.

VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

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Resumo

O artigo analisa o curso de formação contínua “Presença Indígena e Negra no Contexto Histórico Cuiabano” para os professores de Educação Física, da rede municipal de ensino de Cuiabá-MT-Brasil. Busca refletir sobre as perspectivas intercultural e interdisciplinar das danças regionais: o Siriri, o Chorado e o Maculelê. Elaborado e conduzido pelo grupo de pesquisa COEDUC/UFMT, em parceria com a Secretaria de Educação de Cuiabá, a formação objetivou qualificar a prática pedagógica do ensino de dança fortalecendo-a como conhecimento e historicidade, atendendo as leis 10.639/03 e 11.645/08, cuja obrigatoriedade é a inclusão das histórias e culturas afro-brasileira e indígena no currículo escolar.

Endereço: http://motricidades.org/conference/index.php/cpqmh/8cpqmh/schedConf/presentations

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