Formação de Professores em Educação Física (Colômbia, Brasil, Argentina e Chile)

Por: C. F. A. Zuluaga, R. T. Iaochite e S. Souza Neto.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

Este trabalho tem como foco de pesquisa as Orientações Pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Educação Física, contemplando o cenário do Estágio Supervisionado na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. A fundamentação teórica centra-se na Formação de professores. Especificamente neste trabalho se procuro, a) Conhecer as políticas públicas docentes sobre o Estágio Supervisionado da Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. Opta-se pela abordagem de investigação qualitativa, estudo de caso múltiplo, tendo como técnicas o análise de conteúdo e, o instrumento as fontes documentais. Entre os resultados observam-se a primeira Macrocategoria denominada Desenvolvimento Legislativo, Regulamentário e Acadêmico do Estágio Supervisionado (ES) na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile, contendo em conta o conhecer os diferentes procedimentos vinculados, entre eles, as políticas públicas no âmbito normativo e no campo institucional (Universidades), os quais incidem na formação dos alunos e também nas diferentes manifestações culturais das comunidades educativas. Dessa forma, depois de apresentar este percurso referente aos processos de formação de professores, em diferentes contextos educativos e países, os quais estão permeados, implicados e orientados por políticas, princípios e diretrizes influenciadas em seu desenvolvimento pelos mercados financeiros e econômicos atuais, o qual nos permite pensar que estes processos em seu interior, ou seja, na aplicação e desenvolvimento por parte dos atores principais (os professores), internamente tendem a remar contra a corrente em relação à ordem hegemônica destes mercados, processos e políticas públicas. Embora se acredite que apesar dos diferentes obstáculos que todos os países possam enfrentar é possível encontrar propostas que tentam romper com a inércia ou contra o dogmatismo econômico imposto para o desenvolvimento dos países e especificamente na educação. Como conclusão principal o há que revisar e analisar as OP nas novas dinâmicas e estratégias didáticas de ensinar e aprender, propondo metodologias acordes às exigências burocráticas e, aos requerimentos sociais, acadêmicos e contextuais desta em cada região (América Latina, Ibero América). Projeto realizado com apoio pela UNESP (Assessoria de Relações Externas - AREX -) e a Associação Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP).

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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