Formação de Professores na Modalidade a Distância: Perfil dos Egressos, Permanência e Saberes em Um Curso de Educação Física

Por: Ari Lazzarottti Filho, e Roberto Pereira Furtado.

Motrivivência - v.30 - n.53 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Esse estudo buscou identificar o perfil dos estudantes que permaneceram no curso de licenciatura em Educação Física, na modalidade a distância, e os saberes significativos desenvolvidos nessa formação, relacionando-os com os motivos de permanência até o final do curso. O perfil dos estudantes foi analisado pelos dados disponibilizados pela secretaria do curso e, para analisar a formação em Educação Física, foi elaborado um grupo focal. Os estudantes que permaneceram (42,9%) são na maioria mulheres (52,9%); solteiros (51,9%); a porcentagem de 85,7% cursou a educação básica integralmente em escola pública; 88,4% possuem idade média de 35 anos e moram a uma distância média de 34 km do polo. Ficou de significativo dessa formação o letramento digital, os saberes pedagógicos desenvolvidos ao longo do curso e os saberes das práticas corporais, ao compreenderem a importância da Educação Física no processo de escolarização. Os motivos da permanência elencados foram a qualidade proporcionada pela universidade pública e aqueles de mérito individual como a persistência, a disciplina e a autonomia.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n53p164

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.