Formação de Professores: Proposições Para a Formação Para o Trabalho Científico na Licenciatura em Educação Física

Por: Márcia Morschbacher.

363 páginas. 2016 09/07/2016

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Resumo

Esta pesquisa insere-se na Linha “Educação, Cultura Corporal e Lazer” do PPGE/Faced/Ufba e no Grupo Lepel/Faced/Ufba. O seu objeto de estudo é a formação dos professores de Educação Física para o trabalho científico. Investigamos uma possibilidade de trato com o conhecimento no Eixo Trabalho Científico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faced/Ufba, cujo currículo foi reconceptualizado com base na proposta da Licenciatura Ampliada. O objetivo foi analisar uma possibilidade de trato com o conhecimento para o Eixo Trabalho Científico do referido Curso, sistematizando objetivos e diretrizes e uma proposta de seleção e de organização de conteúdos. Nosso problema de pesquisa foi: Considerando o atual grau de desenvolvimento do modo de produção capitalista na sua fase suprema (imperialismo), o projeto histórico de superação do capitalismo a ser concretizado pela luta da classe trabalhadora organizada, o embate de projetos na formação da classe trabalhadora, dos professores e, em específico, dos professores de Educação Física, o projeto de formação da classe trabalhadora fundado em consistente base teórica, os pressupostos teóricos que fundamentam a Licenciatura Ampliada, o trabalho pedagógico com a cultura corporal como especificidade do trabalho dos professores de Educação Física, como poder-se-ia tratar o conhecimento no Eixo Trabalho Científico do Curso de Licenciatura em Educação Física, de caráter ampliado, da Faced/Ufba, na perspectiva de desenvolver a atitude científica dos estudantes sobre o objeto cultura corporal e o trabalho pedagógico? Tratou-se de uma pesquisa documental composta pelas seguintes etapas: (a) revisão bibliográfica em teses, dissertações e artigos científicos sobre a temática “trabalho científico na formação de professores de Educação Física”; (b) análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faced/Ufba e dos documentos do Eixo Trabalho Científico; (c) revisão bibliográfica das obras clássicas que tratam da base teórica que sustenta o Curso – dialética materialista, pedagogia histórico-crítica e abordagem crítico-superadora – e da produção científica sobre a Licenciatura Ampliada e; (d) revisão bibliográfica do conhecimento a ser tratado no Eixo Trabalho Científico. Concluímos que a formação dos professores de Educação Física para o trabalho científico necessita abranger o conhecimento clássico relativo à história da filosofia e da ciência, à filosofia da ciência, à epistemologia e ao debate epistemológico da área da Educação Física, aos balanços da produção do conhecimento da área, às abordagens teóricas e dos métodos, técnica e instrumentos de pesquisa, bem como orientar-se por objetivos e diretrizes como: a consistente base teórica, o desenvolvimento da atitude científica e da visão de totalidade, o domínio de conceitos, a instrumentalização para a produção do conhecimento científico, a abordagem científica dos conteúdos e a história como matriz científica.

Endereço: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19708

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