Resumo


Introdução: Nos últimos anos tem se reconhecido o papel e a importância do Profissional de Educação Física (PEF) no campo da saúde. Pode-se considerar como um dos principais motivos, a ênfase dada à atividade física nas políticas públicas de enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e de promoção da saúde. Objetivos: Este estudo elencou os seguintes objetivos: Analisar a formação do PEF considerando as demandas para a para atuação na Saúde Pública do município de Maceió; analisar os currículos de formação profissional em EF de instituições de educação superior do município de Maceió; conhecer o perfil proposto para o egresso dos currículos de formação do PEF; conhecer as demandas para a atuação do PEF na Saúde Pública. Metodologia: Este é um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de campo. A pesquisa documental analisou os Projetos Políticos-pedagógicos de Curso (PPC) e Matrizes Curriculares (MC) dos cursos de graduação em Educação Física do Estado de Alagoas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com PEF, aprovados em concurso público na área da Saúde Pública e atuantes a mais de dois anos. Os dados documentais e empíricos foram analisados por meio de análise de conteúdo. Resultados: A pesquisa documental permitiu conhecer os currículos de formação profissional em Educação Física (EF) do Estado de Alagoas e o perfil do egresso desses currículos de formação, revelou que a maior parte dos documentos está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da graduação em EF e graduação em Saúde, no que se refere ao perfil do egresso, competências e habilidades, campo de atuação. Os dados da pesquisa de campo apontaram para um currículo de graduação em EF que não oferece ainda o suporte necessário para atuação do PEF na Saúde Pública, exigindo dos profissionais muitos desafios para a intervenção nesta área, como o trabalho multiprofissional, as ações intersetoriais, bem como conhecimentos sobre atividade física relacionada à Saúde Pública. Conclusão: Este estudo demonstrou pontos relevantes que remete a um movimento de mudança curricular, apontando aspectos que levam o PEF a uma reflexão sobre sua intervenção profissional na área da saúde. No entanto, este ainda é um campo de atuação merecedor de reflexões e formação continuada, a fim de se construir a competência necessária para atuação, frente as demandas da Saúde Pública. Neste contexto, a presente dissertação propõe como produto o planejamento e elaboração de dois livros na área da Educação Física com foco na Formação e Atuação na Saúde Pública, dada a escassez de literatura. Espera-se que estas produções possam colaborar com o debate sobre a temática e ampliar a reflexão sobre os desafios e demandas neste campo de atuação.

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