Formação Docente e Racionalidade Instrumental: Reflexões Sobre a Psicologia a Partir do Depoimento de Professores

Por: Aline Frollini Lunardelli Lara.

223 páginas. 2006

Send to Kindle


Resumo

O tema formação de professores tem sido foco de inúmeras pesquisas e trabalhos publicados nas áreas da Educação e da Psicologia. Dos vários elementos que compõem a formação do educador, um se refere à obrigatoriedade da disciplina Psicologia da educação no currículo dos cursos de magistério, licenciatura ou Pedagogia. Os estudos sobre o tema, geralmente tratam da analise da estrutura dos currículos e de novas estratégias para o ensino dessa ciência. Entretanto, a compreensão da maneira como a Psicologia se configura na formação docente, a partir de sua própria analise. Buscou, especificamente, compreender a apropriação e a avaliação do professor do que lhe foi ensinado sobre Psicologia ao longo de sua formação e suas expectativas com relação a este saber. Para tanto, sete professores de uma escola municipal publica de ensino fundamental I e da educação de jovens e adultos da cidade de São Paulo foram entrevistados.A coleta de depoimentos foi feita em três fases: conversa inicial não gravada do depoimento com o entrevistado.A leitura das entrevistas levou à constituição de quatro categorias de analise: 1. A relação do depoente com a Psicologia; 2. Como ela se apresenta em sua formação; 3. A realidade da escola publica atual; e 4. A relação entre teoria e pratica. Esta ultima tornou-se eixo de discussão sobre a a formação docente em Psicologia, uma vez que perpassa todas as outras categorias. Verificou-se que os professores a prenderam uma psicologia que fundamenta a expectativa do ensino individualizado, com base na relação dual professor-aluno, e que, ma formação do educador, ela configura-se como instrumento técnico-pratico de deficiência pedagógica. A teoria, nesse sentido, é entendida como razão instrumental, pragmática e utilitarista. As reflexões deste estudo apontam para a necessidade de se discutir a construção de um outro espaço para a Psicologia na formação docente, que rompa com o modelo essencialmente tecnicista.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1373&listaDetalhes%5B%5D=1373&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.