Formação Esportiva de Crianças e Adolescentes: Entre a Agressividade e a Violência

Por: Elisabete dos Santos Freire, Fabiano Dias, e Simone Tolaine Massetto.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.15 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O contexto sócio-histórico faz com que os fenômenos “agressividade e violência” apresentem manifestações e compreensões bastante diversas. Tal fato nos fornece uma amostra de que o estudo desta temática é tão importante quanto complexo. Explícito e alvo de estudos, em diferentes espaços de convívio social, o comportamento agressivo ainda é pouco explorado em estudos relativos à formação esportiva de crianças e adolescentes. Diante da necessidade de ampliação dos conhecimentos acerca dessa temática, este estudo teve como objetivo analisar como os treinadores de categorias de base, de três diferentes modalidades esportivas coletivas, conceituam e lidam com a agressividade e a violência na formação esportiva de crianças e adolescentes. A amostra foi composta por dez treinadores das modalidades basquetebol, handebol e futebol atuantes nas categorias de base de uma instituição de formação esportiva localizada em Barueri. Foram adotados os procedimentos de coleta e análise dos dados propostos no método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os discursos nos permitiram compreender que o grupo participante do estudo não demonstrou clareza conceitual sobre os termos agressividade, agressão e violência, porém demonstraram um saber particular sobre o tema na prática cotidiana. A amostra evidenciou, em 80% dos casos, a preocupação na orientação dos atletas no sentido de evitarem o comportamento agressivo, com intenção de machucar, porém todos concordam que a agressividade é importante para o esporte.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/11467/7161

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.