Resumo

O presente estudo se propõe a verificar a percepção do aluno de licenciatura de quatro universidades do Estado de Minas Gerais sobre a importância de confeccionar materiais alternativos de ginástica durante a graduação. Para realização desta pesquisa, contatamos os coordenadores dos cursos de licenciatura em EF de cada uma das instituições, dos quais foram solicitados indicações de dois graduandos que deveriam já ter cumprido as disciplinas referentes à ginástica. Para coleta dos dados, foi enviado por email um questionário, especialmente elaborado para este estudo, o qual foi respondido e enviado as pesquisadoras também por correio eletrônico. E para tratamento dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2007). A falta de experiências com a confecção de materiais alternativos de ginástica durante a graduação de licenciados em EF pode ser considerado como um aspecto negativo, se considerado a realidade com a qual os futuros professores poderão se deparar no ambiente escolar. O reconhecimento da importância desta temática em cursos de licenciatura reafirma a necessidade de se abordar tal questão na formação inicial do professor, no sentido da experiência auxiliar na adaptação das carências estruturais das escolas públicas brasileiras.

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